-
Arquitetos: Matthijs la Roi Architects
- Área: 20 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:naaro
-
Fabricantes: Omniplex
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Rain Amplifier (Amplificador de Chuva) é uma escultura e, ao mesmo tempo, um palco revestido de cedro, situado na área florestal católica de Sint-Arnolduspark, Bélgica. Localizado em uma colina que funciona como um anfiteatro natural, o palco é projetado para receber apresentações ao ar livre, onde uma cúpula funciona como um cenário escultural. O projeto faz parte da trilha artística 'Contrei Live', que inclui 16 intervenções de land art na região de South West Flandres que convidam os visitantes a refletir sobre a importância da água na paisagem.
O Sint-Arnolduspark foi estabelecido no final do século XIX, após a ocorrência de várias curas milagrosas no local. Os poderes curativos locais foram atribuídos a uma fonte de água natural no parque que foi colocada à disposição do público através da criação de uma fonte. Isto estabeleceu o parque como um destino de peregrinação. A fonte de água é um dos muitos objetos históricos que foram construídos no parque, incluindo capelas católicas, grutas artificiais, pontes rústicas de cimento, uma série de lagos e uma cruz de cavalaria.
O projeto oferece um novo ponto focal, atraindo os visitantes pela sua vocação performática. Ao mesmo tempo, o efeito da chuva visa encorajar o visitante a refletir sobre sua relação com a mesma, e o papel que a chuva desempenha na sociedade e na natureza. Em 2020, maio e abril têm sido os meses mais secos na Bélgica desde 1833. Como um efeito previsto da mudança climática, tanto os momentos de seca extrema quanto os de precipitação extrema serão mais comuns no país em um futuro próximo.
Geometricamente a escultura se assemelha a uma meia cúpula com um intrincado e expressivo interior ornamentado como referência à arquitetura católica existente no parque. Dentro da cúpula, um chuveiro artificial de água de chuva se dá através de um sistema de rede de tubos interligados. A amplificação do som da água é o resultado da forma da cúpula, criando uma paisagem sonora dinâmica a ser vivenciada em seu ambiente. O cedro é usado como revestimento devido ao seu alto desempenho resistente à água e à rica variedade de tons dos diferentes elementos de madeira.
Rain Amplifier é uma escultura que cria espaço para refletir sobre a chuva e nossa relação com ela. Ele nos lembra de seu significado histórico-cultural e da importância de enfrentar os desafios contemporâneos relacionados à mudança climática. É um lugar para celebrar a chuva por meio de uma apresentação musical ou teatral.